Olá amigos

Olá amigos ciclistas ou aventureiros do esporte!
Sejam bem-vindos e se sintam em casa.

Venham pedalar comigo, sendo meus seguidores.
Não se esqueçam de deixar um comentário para poder retribuir a visita.
Muito obrigado!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O ciclismo e o idoso

De acordo com as projeções do IBGE a população idosa brasileira vai crescer 16 vezes entre 1950 e 2020. Portanto é importante pensar na qualidade de vida desta população para que possa viver bem com energia e saúde, buscando a felicidade no seu dia a  dia.

É lógico, que todos vão envelhecer um dia, mas precisamos tomar coragem e ter atitude para fazer exercícios físicos e procurar uma alimentação mais saudável. O envelhecimento limita a capacidade de realizar atividades com vigor e deixa a saúde mais vulnerável e o exercício ajuda a mudar isto.

Por isso é importante que existam campanhas de incentivo, ações comunitárias e educativas para incentivar a prática de atividade física voltada a este grupo. O sedentarismo do idoso geralmente é uma imposição sócio-cultural (lugar de velho é no sofá ou na cama) e é isto que leva a limitação dos movimentos. Portanto é necessário estimular nossos idosos a praticar atividades físicas, nem que seja fazer sua caminhada diária, mas sempre com orientação médica.

Andar de bicicleta é um ótimo exercício para qualquer faixa etária. É um exercício aeróbio, que usa o oxigênio e os pulmões. Este exercício geralmente é muito bom para o coração e a circulação, e pode ajudar a reverter alguns dos efeitos físicos do envelhecimento.

Andar de bicicleta pode ajudar na redução dos sintomas de alguns problemas de saúde, tais como a asma, hipertensão (pressão arterial alta), artrite e depressão. Para quem sofre de doenças cardíacas, obesidade, pressão alta ou outros problemas de saúde, e tiver mais de 45 anos e fumante deve consultar seu médico antes de iniciar qualquer atividade física.

Através do ciclismo o idoso aumenta a sua interação social, pois conhecer novas pessoas ajuda a manter a mente ativa contribuindo para um envelhecimento mais saudável.

Muitas vezes o idoso precisa enfrentar a resistência da família que tem medo e acha que o ciclismo não é uma atividade adequada para idosos. Mas a cada dia aumenta o número de idosos que se beneficiam com as suas pedaladas.

Para começar é necessário mudar hábitos caseiros. Iniciar com caminhadas, passeios com os netos e o cachorro, dançar, controlar a ansiedade e nunca se esqueça da orientação médica.

Um comentário:

  1. tenho 54 anos, comecei pedalar há 5 anos, era obeso 110 kl hoje peso 85 tinha pressão alta, foi embora não tomo mais remédio, participei da ultra-maratona pata da onça, fiquei em sexto lugar, graças a DEUS, a minha vida mudou depois do ciclismo.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo.