Olá amigos

Olá amigos ciclistas ou aventureiros do esporte!
Sejam bem-vindos e se sintam em casa.

Venham pedalar comigo, sendo meus seguidores.
Não se esqueçam de deixar um comentário para poder retribuir a visita.
Muito obrigado!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Benefícios da prática ciclística

Praticar ciclismo, além de ser um esporte, é uma maneira de deixar seu corpo bonito e saudável, diminuindo o stress do dia a dia. Pedalar pode virar uma paixão e um hábito que só traz benefícios, pois proporciona melhora significativa nos aspectos físicos e psicológicos relacionados a cada indivíduo.


Apenas com algumas semanas de prática, o ciclismo pode proporcionar uma percepção de bem-estar e satisfação proporcionando ao organismo uma maior capacidade de resistência à fadiga melhorando a qualidade de vida de quem pratica.



Mas, antes de sair pedalando por aí, é preciso se preparar para garantir a segurança e os resultados de uma prática esportiva correta.

O ciclismo, além de te colocar em forma, é também um dos esportes mais fáceis e práticos para seguir e de pouco impacto para articulações e coluna. Existem diversas modalidades que estão atraindo diversos adeptos, tais como, a prática na rua, na ergométrica e no spinning nas academias. O spinning traz para dentro das academias as condições perfeitas para quem quer treinar, além de atrair os preguiçosos que precisam de estimulo.

Esta atividade pode ser praticada em qualquer estação e não somente no verão ou no fim de semana. Para obter resultados saudáveis, como emagrecer, é necessário pedalar de forma consciente e contínua e não apenas quando dá vontade, nos fins de semana.

Pedalar deixa o atleta disposto e com muita vontade para enfrentar qualquer desafio. Mas nenhum atleta pode esquecer que esporte não é somente para um dia e sim para a vida toda. Portanto, procure manter os treinos, os passeios em grupos para não deixar a preguiça tomar conta.

Um dos benefícios para a saúde desta pratica é a melhora do condicionamento físico e também do sistema cardíaco, vascular e respiratório. Além disso, proporciona aumento da resistência nos músculos das pernas e pode causar a queima de quase 600 calorias por hora.

Então, se você precisa e quer emagrecer pedale, mas não se esqueça de consultar primeiro seu médico, pois pedalar é importante para aumentar os níveis de resistência, sendo indicado para pessoas com problemas cardíacos, de obesidade, respiratórios, articulares, entre outros e pode ser praticado por todas as idades. 


É importante usar o equipamento adequado, como tênis, roupas e outros materiais necessários. Alongue-se antes do exercício e não esqueça que a postura correta na bicicleta é muito importante.
 
Para começar, em primeiro lugar é necessário  ter uma bicicleta adequada para a prática, não há necessidade de comprar uma bike profissional, mas aquelas com marchas já são ótimas para o exercício. Depois disso, instale um farol branco na frente e um vermelho atrás (essenciais para quem vai pedalar à noite ou no fim de tarde). Também leve sempre uma garrafa de água - o famoso squeeze - pois hidratar-se durante o exercício é fundamental.  A vestimenta adequada é o shorts de lycra (que não causa assaduras nas virilhas), a camiseta leve e o capacete, um item de segurança obrigatório.

Pedalar ao ar livre sempre é mais gostoso e agradável, pois podemos apreciar toda beleza natural que a cidade ou o campo oferece, porém não deixe de tomar alguns cuidados.

A prática diária do ciclismo não traz problemas aos joelhos. Pode provocar um desconforto na coluna, no cóxis por ficar muito tempo sentado, mas em relação ao joelho, pedalar é uma das formas para se ganhar musculatura da coxa para não sobrecarrega-lo.

O mais importante é se exercitar.

 Acho que agora você ficou com vontade de pedalar, pois deixe essa preguiça de lado e boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo.